sexta-feira, 29 de abril de 2011

Está próxima a criação da 1ª reserva ecológica da Caatinga em Pernambuco. O Comitê Estadual tem participado ativamente desta criação.


O CERBCAA/PE vem se reunindo com a Secretária Executiva de Meio Ambiente, CPRH, Prefeitura de Serra de Talhada, Ministério de Meio Ambiente/Núcleo Caatinga e Ongs através de várias reuniões desde o ano de 2008. A Criação da 1ª Unidade de Conservação na Caatinga de Pernambuco representa o coroamento de nossas ações. (Foto: Semas).

Nesta quinta-feira (28), Dia Nacional da Caatinga, foi divulgado o cronograma para criação da primeira reserva florestal da Caatinga. A Unidade de Conservação da Mata da Pimenteira será criada na Fazenda Saco, a três quilômetros do centro de Serra Talhada, em uma área de 300 hectares.
O anúncio oficial da nova reserva foi feito na própria unidade, durante as comemorações promovidas pelo Núcleo de Estudos, Pesquisas e Práticas Agroecológicas do Semiárido (Neppas), da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em parceria com o governo do Estado e organizações sociais que atuam na região.
O processo de inserção da Mata da Pimenteira no SEUC começa em maio, com o georeferenciamento do local, seguido pela elaboração da proposta técnica de criação, consulta pública, apresentação no Conselho Estadual de Meio Ambiente (Consema) e assinatura e publicação do decreto de criação pelo governador Eduardo Campos, prevista para junho.
Tal cronograma está condicionado ao georeferenciamento da área. O Instituto de Pesquisas Agronômicas de Pernambuco (IPA), proprietário da Fazenda Saco, fará o georeferenciamento, mas o Grupo de Trabalho responsável pelo trabalho é formado também pela Semas, Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), Codevasf, Ibama, ICMBio e Ministério do Meio Ambiente.
Este grupo também está identificando outras áreas prioritárias de conservação no Bioma de Caatinga estadual que podem se transformar em novas unidades de conservação.

A Universidade Federal Rural de Pernambuco e o Comitê Estadual celebram o Dia Nacional da Caatinga

Marcelo, Suassuna, Rita, Ednilza e Márcio (CERBCAA/PE) João Suassuna (Fundaj) Márcia Vanusa (UFPE) Francis Lacerda (IPA) e Jo...