domingo, 19 de abril de 2009

Semana do Dia Nacional da Caatinga em Serra Talhada (PE). Tema: "Um momento de reflexão sobre a caatinga pernambucana".










Acontece nos dias 22 a 28 de abril de 2009, a semana do Dia Nacional da Caatinga no município de Serra Talhada. Várias atividades serão realizadas neste período, como por exemplo, palestras em escola privadas e publicas; exposição de trabalhos dos alunos de graduação de biologia da UAST/UFRPE; exibição do filme sobre a vida de Vasconcelos Sobrinho e palestras ministradas pela comunidade local sob o tema: Um Momento de Reflexão Sobre a Caatinga Pernambucana. Toda comunidade está convidada a participar desta discussão tão importante sobre a caatinga. Neste momento será oportuno para discutir a formação do subcomitê da Reserva da Biosfera Caatinga do Sertão do Pajeú, já que este evento esta sendo coordenado pela Profa. Lourinalda L. D. da Silva Selva de Oliveira, membro do Comitê Estadua da Reserva da Biosfera da Caatinga - CERBCAA/PE e pela Profa. Ednilza Maranhão, coordenadora do grupo de pesquisa Conservação e Uso Sustentável da Biosfera Caatinga.

Programação


Manhã:

- Pesquisa de Opinião na Cidade sobre o Tombamento da Serra Talhada.
- Exposição dos Alunos do Primeiro e do Quarto Período de biologia sobre a Caatinga.
- Apresentação de Mamulegos (“Os bichos da Caatinga”) em Escola Municipal com alunos do quarto período.
- Palestra em escolas particulares e estaduais sobre a fauna e flora da Caatinga.
-Exposição sobre o Prof. Vasconcelos Sobrinho – Auditório da UAST/UFRPE e Ações de conservação do prof. Homembom Magalhães (Escola Pequeno Príncipe) na conservação da Caatinga em Serra Talhada.- Escola Pequeno Príncipe, em parceria com outras Instituições de Ensino estão realizando EXPOSIÇÃO DE STANDES, DANÇAS E MÚSICAS SOBRE: FAUNA, FLORA, USOS E COSTUMES, DESERTIFICAÇÃO E PRÁTICAS DE CONSERVAÇÃO. Horário - 8h às 12h e Local: Praça Dr. Sérgio Magalhães

Noite:

- Abertura com o Filme sobre Vasconcelos Sobrinho – 10 min
- Informes: Comitê Estadual da Biosfera da Caatinga/ Prof. Drª. Lourinalda L D. da Silva Selva de Oliveira (Membro Interno do CERBCAA-PE) - 10 mim e Grupo de Pesquisa: Conservação e Uso Sustentável da Biodiversidade da Caatinga/ Prof. Drª. Ednilza Maranhão dos Santos (UAST/UFRPE) - 10 min.

Palestras “UM MOMENTO DE REFLEXÃO SOBRE A CAATINGA PERNAMBUCANA” com representantes de algumas instituições que atuam na conservação do Bioma:
· Colégio Francisco Mendes – palestrante Prof. Paulo Cesar - 20 min.
· Faculdade de Formação de professores de Serra Talhada - FAFOPST - palestrante Prof. Miguel Leonardo –20 min.
· Unidade Acadêmica de Serra Talhada/UFRPE – palestrante Prof. Dr. Mantim Montes – 20 min
Data: 28/04/2009
Local: Auditório da UAST/UFRPE
Horário: 18:30 h
Publico alvo: professores, estudantes e comunidade local.
(Leia os comentários das Professoras Lourinalda e Ednilza sobre a programação e o Bioma Caatinga))

A Universidade Federal Rural de Pernambuco e o Comitê Estadual celebram o Dia Nacional da Caatinga

Marcelo, Suassuna, Rita, Ednilza e Márcio (CERBCAA/PE) João Suassuna (Fundaj) Márcia Vanusa (UFPE) Francis Lacerda (IPA) e Jo...