quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Comitê da Caatinga , Prefeitura de S.Caetano e IPA promovem II Seminário para criação de RPPNS

Foto: RPPN Pedra do Cachorro - S.Caetano(PE)

O Comitê Estadual da Reserva da Biosfera da Caatinga - CERBCAA/PE, com o apoio da Prefeitura de São Caetano(PE) e do IPA-Instituto Agronômico de Pernambuco, realizam, na quarta-feira (10/12), na cidade de São Caetano (PE), o "II Seminário para criação de reservas particular do patrimônio natural (RPPN)."
O que é uma RPPN?
As Reservas Particulares do Patrimônio Natural, também conhecidas como RPPN, são áreas de conservação ambiental em terras privadas, reconhecidas pelo SNUC como uma categoria de Unidade de Conservação. A RPPN é criada a partir da vontade do proprietário, que assume o compromisso de conservar a natureza, garantindo que a área seja protegida para sempre, por ser de caráter perpétuo. O Brasil abriga hoje 746 RPPN federais e estaduais, abrangendo um total aproximado de 583.000 hectares protegidos, distribuídos em todos os biomas brasileiros.
Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) é uma categoria de unidade de conservação criada pela vontade do proprietário rural, ou seja, sem desapropriação de terra. No momento que decide criar uma RPPN, o proprietário assume compromisso com a conservação da natureza. Além de preservar belezas cênicas e ambientes históricos, as RPPNs assumem, cada vez mais, objetivos de proteção de recursos hídricos, manejo de recursos naturais, desenvolvimento de pesquisas cientificas, manutenção de equilíbrios climáticos ecológicos entre vários outros serviços ambientais. Atividades recreativas, turísticas, de educação e pesquisa são permitidas na reserva, desde que sejam autorizadas pelo órgão ambiental responsável pelo seu reconhecimento.
Programa do Seminário:
Data: 10 de dezembro de 2008
Horário: 8:00 às 12:00 h
Local: Auditório do Cinema de São Caetano
Palestrantes:
Abertura:

-Coordenador do Comitê Estadual da Reserva Biosfera Caatinga - CERBCAA/PE (Elcio Barros) e o Prefeito do Município de São Caetano (Jadiel Cordeiro Braga);
- Proprietário da RPPN "Pedra do Cachorro" Raimundo Guaraci Cardoso/GDMA
-Apresentações:IBAMA/ICMbio (Luiz Guilherme Dias Façanha) e CPRH( Jóice Vasconcelos);
-Debates;
-Encerramento.

Obs= Visita a RPPN "Pedra do Cachorro" distante 20 km da cidade de São Caetano. Haverá ônibus para os interessados.

A Universidade Federal Rural de Pernambuco e o Comitê Estadual celebram o Dia Nacional da Caatinga

Marcelo, Suassuna, Rita, Ednilza e Márcio (CERBCAA/PE) João Suassuna (Fundaj) Márcia Vanusa (UFPE) Francis Lacerda (IPA) e Jo...